Efeito Lula: PIB surpreende e cresce 3,1% em 12 meses até setembro, mostra o IBGE

Já no acumulado do ano, alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado

José Paulo Lacerda/CNI e Site do PT

Retomada do crescimento: a expectativa de uma alta do PIB de 3,1% em 2023 está acima do previsto para a média mundial, segundo o FMI

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro apresentou um resultado surpreendente no terceiro trimestre, com aumento de 0,1% frente ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal, conforme divulgado nesta terça-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos quatro trimestres, terminados em setembro de 2023, o PIB cresceu 3,1% na comparação com os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Já no acumulado do ano, alta de 3,2% em relação ao mesmo período de 2022. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 2,0%.

O resultado do terceiro trimestre surpreendeu os analistas do mercado, que previam uma queda de até 0,3%. Além disso, a expectativa de uma alta do PIB de 3,1% em 2023 está acima do previsto para a média mundial, de 3,0%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“Com os dados divulgados na manhã de hoje pelo IBGE revisamos levemente para cima as projeções de PIB de 2023 de 3% para 3,1%. Assumimos alta de 0,3% no PIB do 4T de 2023”, afirmou o economista André Perfeito, nas redes sociais.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *