O Dia Internacional das Mulheres (8 de março) é dia de Luta e Formação Política!

Caras(os) Companheiras(os),

O Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, é dia de Luta e Formação Política!

“O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos.” (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)

“Uma primeira história que ficou muito conhecida como fundadora desse dia narra que, em 8 de março de 1857, 129 operárias morreram carbonizadas em um incêndio ocorrido nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York. Supostamente, esse incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, por isso teria trancado suas funcionárias na fábrica e ateado fogo nelas. Essa história, contudo, é falsa e, por isso, o 8 de março não está ligado a ela.” (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)

“Em 1910, na cidade de Copenhague, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, que foi apoiado pela Internacional Comunista. Nesse evento, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, sem, entretanto, estipular uma data específica.” (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)

“Existe, no entanto, outra história que remonta um incêndio que de fato aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no recinto, o que serviu de combustível para o fogo. Além disso, alguns proprietários de fábricas da época, incluindo o da Triangle, trancavam seus funcionários na fábrica durante o expediente como forma de conter motins e greves. No momento em que a Triangle pegou fogo, as portas estavam trancadas.” (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)

“Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (em virtude da greve das russas). Também foi associado ao mês de março, a partir de então, o evento do incêndio em Nova York”.  (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)

“A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.” (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/)

💃 HOMENAGEM NO DIA 08/03/2022 💋

A militância do PT em Vila Velha convida você a participar de evento, na praça de Coqueiral de Itaparica, às 19h, no dia 08/03/2022, com manifestações artísticas para comemoração dessa tão importante data.

Um convite especial para as homenageadas, as mulheres, para participarem ativamente do evento, através da leitura de poesias, já disponíveis no endereço:  https://ptvv.praxis.pro.br/index.php/category/dia-internacional-da-mulher/

Acesse o link, veja as poesias, escolha a sua e participe do evento!

😉 Anota aí:

📍Data:  08/03/2022 às 19h
🚩Local: Praça de Coqueiral de Itaparica (Vila Velha)

🤗 Você é nossa convidada especial!

 

 

Print Friendly, PDF & Email

3 thoughts on “O Dia Internacional das Mulheres (8 de março) é dia de Luta e Formação Política!”

  1. Esta matéria é um abraço frente à luta feminista e necessária para a sensibilização dos atos de resistência. Para além de sermos petistas somos feministas. Portanto estarmos nas ruas falando das nossas causas , por si só já é um ato simbólico e revolucionário . Parabéns companheiro Cleber, pelos esclarecimentos descritos nesta publicação e … #forabolsonaro

  2. Muito bem colocada a homenagem às mulheres.
    Hoje nossa luta vai além da desigualdade salarial.
    Ainda precisamos lutar contra o machismo e a violência.
    Parabéns companheiro Cleber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *