Política (por José Márcio Martins)

Não precisa ser cientista político para perceber o óbvio. Com mais de 30 partidos políticos e fundo bilionário para sustentá-los, cada eleição torna um balcão comercial. Todo mundo fazendo as contas. Ter bancada federal vale ouro: porcentagem proporcional do Fundo Partidário e barganha de cargos em qualquer governo eleito. Por isso a dificuldade de Lula e o PT fechar acordos no primeiro turno com o PSB e o PSD.

Mesmo ganhando no primeiro turno, Lula vai ter que negociar espaços no governo com os partidos de Esquerda e do Centrão. E o poder de barganha de cada partido é o tamanho de sua bancada federal. E temos mais de 30 partidos correndo atrás dos votos dos eleitores. Por isso a instabilidade política e econômica do Brasil. Por isso em 2018 foi eleito um miliciano psicopata para governar o Brasil.

Temos um Sistema Político disfuncional. Não temos grupos hegemônicos para dar rumo e estabilidade ao nosso país. É uma colcha de retalhos de interesses mesquinhos e imediatistas. Não planejamos o presente e o futuro. Tudo é um improviso de apagar incêndios. Sem reformas política, institucional, educacional e econômica, eleger presidente no Brasil é para acabar em desalento e crise.

Há inteligência e generosidade nos trópicos da América do Sul? Toda nação feliz e próspera é filha da inteligência e da generosidade de seu povo!

José Márcio Martins
Eng. Civil e Escritor.
Atuou na área de planejamento urbano, saneamento ambiental e moradia popular.
Foi candidato a vice prefeito de Vila Velha no ano de 2016.


Este artigo não representa a opinião do ptvv.praxis.pro.br e é de responsabilidade do autor.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *