Brasil que temos/Brasil que queremos (por Rita de Cássia Oliveira)

A população brasileira enfrenta problemas sociais que afetam toda a estrutura do país, que é considerado subdesenvolvido. Os problemas sociais são as principais causas desse subdesenvolvimento. Mesmo tendo melhorado nas últimas décadas, ainda há muitos males que afetam a sua população. Alguns desses problemas são a falta de compromisso do governo com as políticas públicas voltadas para a saúde, a educação e a segurança pública, sem falar na exploração indevida das riquezas naturais.

Todo o sacrifício pelo qual passa a nação brasileira seguramente se deve à má administração exercida pelo atual presidente da República, através de gestão desastrosa, causando o empobrecimento do trabalhador brasileiro. Exceto algumas categorias de sua base de sustentação política, os reajustes salariais, na maioria das vezes, não compensaram as perdas geradas pela alta da inflação. Preços em alta e o trabalhador perdendo o seu poder de compra a cada dia.

Em tempo de pandemia, o atual presidente (Jair Messias Bolsonaro) despreza a vacina, não usa máscara , desconsidera o distanciamento social e dá mau exemplo aos brasileiros. Ao compararmos tal gestão à do ex-presidente Lula, teremos maior clareza do que é ser um  presidente de fato. Em 2003, Lula conseguiu pagar a dívida brasileira com o FMI. Ao final de sua gestão, deixou o Brasil com reservas de 370 bilhões de Reais. Gerou 20 milhões de empregos e aumentou o poder do salário mínimo. Iniciou as obras de transposição do Rio São Francisco para levar água a 12 milhões de nordestinos. A economia cresceu em média de 4% ao ano. Criou o programa bolsa família, que reduziu a desigualdade social e diminuiu o estado de pobreza. Tal programa integrou o projeto Fome Zero, que teve como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

Não podemos desacreditar de nosso país! O Brasil é um país tremendamente rico, possui dimensões territoriais invejáveis, de uma beleza ímpar. Então, não se justifica viver de forma tão restrita num país com tantas oportunidades. Brasil, país tropical.  Brasil, abençoado por Deus! Um povo trabalhador que vai à luta e busca de todas as formas o progresso coletivo. Esse sacrifício pelo qual passa a nação brasileira, seguramente deve se à má administração exercida pelo atual governo. Estaremos condenados a viver sem mudanças apenas contemplando nossas riquezas e belezas?

A nossa oportunidade de mudar é agora! Queremos um governo consciente, determinado, que cuide do povo brasileiro da soberania da nossa nação e que seja forte em suas ações. Então, LULA JÁ! AÍ O BRASIL VAI MUDAR!

Rita de Cássia Oliveira
Professora aposentada


Este artigo não representa a opinião do ptvv.praxis.pro.br e é de responsabilidade da autora.


Print Friendly, PDF & Email

1 thoughts on “Brasil que temos/Brasil que queremos (por Rita de Cássia Oliveira)”

  1. Tem acordo com o ponto de vista e a análise descrita sobre o “ Brasil que temos / Brasil que queremos “ , aqui citado pela colunista e professora Rita de Cássia Oliveira . Não dá mais para viver num país onde todos os direitos da população são enterrados sem o menor escrúpulo pelo atual presidente Jair Bolsonaro . #Voltalula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *