Dando continuidade ao projeto “Vamos conhecer nossas(os) candidatas(os)”, a Militância do PT de Vila Velha, no domingo de 19 de junho, recebeu o pré-candidato a deputado estadual Roberto Carlos.
Roberto Carlos é professor de geografia, nascido em Vila Velha e morador da Serra onde, desde a adolescência, teve forte atuação em movimentos populares, de moradores e, inclusive, participando do núcleo de formação do PT. Na antiga Escola Técnica Federal do Espírito Santo – ETFS (atual Instituto Federal do Espírito Santo – IFS) e, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, participou do movimento estudantil. Na UFES, entre outras ações, foi cofundador do projeto “Universidade para todos” em prol dos estudantes de baixa renda e oriundos de escola pública que não tinham acesso às universidades. Esse projeto preparatório para estudantes em meados da década de 90 possibilitou entre 7 a 8 mil alunos de escola pública entrar na universidade. A importância desse projeto, antes mesmo das pré-cotas, foi a de colocar alunos de baixa renda nos cursos de medicina, direito e diversos outros, para os quais era impossível fazer curso pré-vestibular para alunos.
Como político, em 2004, foi eleito vereador na Serra pelo PT. Mandato participativo e popular resgatando bandeira históricas, entre outras conseguiu colocar na pauta com organizações de movimentos sociais a promoção da igualdade racial, restauração do sítio histórico e arqueológico de “Queimado” que era uma reivindicação antiga dos movimentos sociais, sobretudo do movimento negro. “Queimado”, foi a maior revolta do movimento dos negros escravizados da região sudeste.
Em 1910, foi eleito também pelo PT a deputado estadual. Nesse mandato, trabalhou pela promoção da igualdade racial com a principal bandeira da educação pública como possibilidade de libertação. Além da luta por uma universidade estadual.
Depois, foi diretor da Companhia Docas do Espírito Santo – Codesa, secretário de Emprego e Renda na Serra e, atualmente é assessor do senador Fabiano Contarato, pré-candidato ao governo do estado pelo PT.
Em sua exposição no nosso encontro, fez uma rica análise de conjuntura, demonstrando tanto um conhecimento de causa quanto as propostas para sua atuação caso seja eleito, com ênfase na educação e nos movimentos sociais. Discorreu sobre o caráter das próximas eleições, em especial para presidente que, em sua opinião, está polarizada e difícil. Fez importantes considerações sobre as ações da lava-jato como um projeto de poder da extrema-direita que ameaça não só o Brasil, como também a América Latina e o mundo com o falso discurso sobre a corrupção. Avaliou esse projeto no país a partir do Impeachment da presidenta Dilma Rousseff, bem como a prisão do ex-presidente Lula, como estratégia da política liberal e neoliberal, inclusive, em sua empreitada contra a criminalização da política, entendendo essa prática que tem como objetivo deixar o povo fora das decisões e deixando-as nas mãos de poucos, principalmente porque quem mais precisa de políticas públicas são os mais vulneráveis. Avaliou também a ameaça de golpe contra as urnas eletrônicas, os descasos do governo atual em relação com a Covid-19.
Enfim, revelou sua proposta de assumir o papel na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ressaltando a importância do projeto do PT, o possível governo Lula, a retomada de projetos como o bolsa-família, as escolas técnicas, a agricultura familiar, etc., bem como novos projetos sociais de inclusão e respeito ao ser humano. Ao mesmo tempo convocou os compromissos da militância do PT e a importância de eleger o legislativo, os deputados estaduais, federais e os senadores para garantir as ações da presidência contra essa situação em que chegou o Brasil.
#PT #PT-ES #RobertoCarlos #MilitânciaPT #PréCandidatoDeputadoEstadual