A Militância do PT de Vila Velha, inaugurando o projeto “Vamos conhecer nossas (os) pré-candidatas (os)” contou neste domingo, 22 de maio de 2022, com a honrosa e imprescindível presença da companheira Célia Tavares, pré-candidata ao Senado pelo PT-ES.
O encontro aconteceu no “Centro de Formação Martina Toloni”, na Prainha (Vila Velha/ES), com a participação presencial de mais de 40 pessoas, além de ser transmitido pelo canal youtube.com/VilaPT, prestigiado por outras dezenas de companheiros e companheiras militantes e simpatizantes.
Pudemos nos vislumbrar com a força e garra de nossa estrela Célia Tavares, desde a explanação de sua formação ainda na juventude atuando com o povo na tentativa de construção de um mundo melhor para todos e todas, sua experiência como Secretária de Educação em Cariacica ao longo dos 8 anos (2005-2012) em que orquestrou projetos nas áreas de educação e cultura, quando criou um divisor de águas entre o antes e o depois de sua gestão. Mas os pontos mais importantes foram seus depoimentos sobre os motivos que referendam a sua pré-candidatura ao Senado como um ser humano consciente das tarefas que sua iniciativa implica, principalmente, por ser mulher e a necessidade desse protagonismo diante de uma sociedade machista, patriarcal e, consequentemente, autoritária que, apesar das mulheres serem a maioria em nosso país, é quase insignificante o número de cargos que as mesmas ocupam no mundo do trabalho e nas instâncias de decisão. Também levando em conta que esse pequeno número de mulheres que ocupam determinados cargos na sociedade, mesmo com competência e superioridade em estudos e formação, ainda são prejudicadas por serem mãos de obra mais baratas que os homens.
Faz-se necessário também ressaltar a participação de diversos companheiros (as) que fizeram depoimentos e perguntas, desde os presenciais até os que participaram pelo youtube, além do depoimento especial do companheiro Williams Monjardim sobre as estratégias necessárias para levamos adiante nossa campanha para eleger Lula e todos candidatos e candidatas para uma retomada de um rumo revolucionário para o nosso país, de forma propositiva e de resistência.
Nesse 22 de maio, no encontro com Célia Tavares, retomamos os versos de Tim Maia dizendo sobre “Ver o sol amanhecer/ e ver a vida acontecer/ como um dia de domingo”, assim como em Tiago de Mello no poema em que “decreta” que todos os dias da semana “têm direito a converter-se em manhãs de domingo”.
E para fechar com chave de ouro, o 22 de maio é comemorado como “o dia do abraço”. Assim, ao sentirmo-nos abraçados por essa causa, abraçamos a ideia e a luta por essa companheira e por pelo nosso querido partido rumo a vitória de um projeto de dignidade e soberania ao nosso povo.
#PT #Pré-candidataSenado #CéliaTavares #MilitânciaPT #VilaVelha