Combater notícias falsas é fundamental para que tenhamos um real Estado Democrático de Direito.
Aqui vão algumas dicas para lutarmos em conjunto contra a desinformação!
Denuncie para a Verdade na Rede
Isso nos ajuda a monitorar os boatos e, eventualmente, acionar a justiça.
- A manchete tem a ver com o conteúdo?
Sabe quando o título diz A e o texto diz B? Essa é aquela fake news sensacionalista. O problema é que, muitas vezes, as pessoas não vão além do título. - Qual o contexto da imagem ou da manchete?
Às vezes nem tudo é mentiroso na mensagem, mas ela desinforma ao tirar de contexto uma foto ou mesmo a notícia (que é antiga e circula em contexto diferente). Por isso, é sempre importante checar a data da notícia. - Um imagem foi manipulada?
Fotos e vídeos podem ser manipulados digitalmente.
Por isso é sempre bom ter um pé atrás com as imagens que circulam por aí. - A (des)informação foi distorcida ou inventada?
Conteúdos enganosos usam informações mentirosas, distorcidas, para difamar alguém. Bolsonaro fez isso quando disse que a esquerda busca descriminalizar a pedofilia. Outras vezes, a mentira não tem nenhum pé na realidade. - Esse site/página é confiável?
Alguns sites imitam quase perfeitamente sites informativos e publicam lá uma informação falsa. Por isso, é importante checar se o endereço do site no seu navegador corresponde ao verdadeiro. Às vezes, isso também acontece em redes sociais como o Twitter
ESTAS E MUITAS OUTRAS DICAS ESTÃO NO GUIA DE COMBATE AS FAKE NEWS. BAIXE AGORA!