A busca do Tema Gerador na práxis da educação popular (proposta do Paulo Freire)
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- Quais são os problemas que levam as pessoas a se reunirem e conversarem?
- “O homem só constrói conhecimento a partir dos problemas”;
- Práxis: “Teoria e prática”;
- Globalização, ofertas de produtos, bombardeio de informações gera:
- alienação e desinformação;
- pessoas excluídas com direitos básicos e sociais negados;
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Paulo Freire: Propõe educação popular:
É um processo que vai sendo construído diariamente;
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- A partir do conhecimento da comunidade;
- Da descoberta de suas potencialidades;
- É libertadora:
- Romper com o mito de que não podemos mudar nada;
- As pessoas
- Passam a ver os seus problemas reais do dia a dia. Ex: Falta de saúde, problema na educação, falta de direitos, falta de humanização;
- São donas do próprio destino;
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Aprendem a lutar por seus direitos e mudar a própria realidade (lutar por justiça social e liberdade);
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- Conquista de liberdade e condições de vida digna;
- Estimular a indignação da condição de vida colocada para a sociedade;
- Estimular o diálogo com as comunidades, para construção de novo projeto de sociedade;
- Posicionamento político a favor dos oprimidos;
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Jornada:
Construída a partir do diálogo entre educadores e educandos (relação horizontal);
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- Conversa. É necessário escutar a comunidade; Ouvir para encontrar o tema gerador;
- Conhecer a realidade para transformá-la;
- Parte do real e concreto daquela comunidade;
- para buscar explicações dos diferentes níveis de compreensão do real;
- para aumentar a compreensão da realidade
- todos têm direito a vida digna!
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Tema gerador:
Busca dos sentidos e significados do que os outros dão à sua realidade;
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- A partir dos problemas encontrados:
- Criar estratégias para transformação da realidade em que se vive;
- Utilizar conhecimento científico aliado aos conhecimentos de vida das pessoas;
- Problematizar;
- Contextualizar os problemas;
- Selecionar conhecimentos pertinentes;
- Planejar ações com os educandos para superar a realidade apontada;
- Utilizar conhecimento científico aliado aos conhecimentos de vida das pessoas;
- Criar estratégias para transformação da realidade em que se vive;
- A partir dos problemas encontrados:
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Cabe aos coordenadores:
- Lançar provocações e desafios para:
- buscar respostas às perguntas que normalmente não são respondidas (acomodação das pessoas);
- Quais são os problemas que levam as pessoas a se reunirem e conversarem?
Educando:
- Precisa se conhecer, para que questione a realidade e possa transformá-la;
Exemplo:
- Codifique uma realidade: um vídeo, uma foto, uma charge, etc.
- As pessoas comentarão o que viram;
- Percebem que cada problema vivido pode trabalhado para que a realidade possa ser mudada;
- As pessoas comentarão o que viram;
Exemplo de temas trabalhados em grupos:
- Moradia;
- Saúde;
- Creches;
Metodologia:
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- Roda de conversa:
- seus problemas (o que via de errado)
- Ouvir (humildade)
- propor resolução coletivamente (Planos de Ação)
- busca de soluções
- utilizar a ciência (métodos e ferramentas)
- potencialidades
- autoconhecimento
- limites
- desafios para que busquem respostas
- reconhecer-se em situação de opressão
- novos conhecimentos
- Participação de todos;
- Registrar em ata as dúvidas, sugestões, etc., para compor planos de ação.
- Planos de Ação;
- Incentivar o trabalho de todos;
- Roda de conversa: